mercantilismo
Roteiro de Estudos
MERCANTILISMO e FISIOCRACIA
1) Comente a seguinte declaração: O mercantilismo é tanto um conjunto de políticas praticadas como uma doutrina econômica verdadeiramente unificada definida pelos principais acadêmicos?
2) Por que os mercantilistas são muitas vezes chamados de bulionistas? Incorpore cada um dos seguintes aspectos em sua resposta: exportações, importações, colônias, guerra, tarifas, monopólios do governo, colonialismo, grandes populações, livre-comércio interno.
3) Por que os mercantilistas eram a favor de grandes contingentes populacionais e baixos salários?
1) Os mercantilistas perceberam que (a) um excedente de exportações pode provocar o ingresso de ouro e prata vindos de outros países e (b) aumentos no estoque de dinheiro podem elevar os preços de uma nação. Esses resultados são compatíveis um com o outro a longo prazo?
2) Quem foram os fisiocratas e quais as suas principais ideias?
Os fisiocratas surgiram como a primeira escola da economia científica, com uma teoria que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reação iluminista, em síntese ela se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura. Com o pensamento de ordem natural, em que a economia funcionava por uma ordem natural e sem interferência do governo nas atividades humanas.
3) O que significa dizer que a sociedade obedece a uma “ordem natural”? Que a economia funcionava por uma ordem natural inerente e preexistente. De acordo com essa premissa, as atividades humanas deveriam ser mantidas em harmonia com as leis naturais e sem a intervenção do Estado no sistema econômico.
4) Explique o contexto socioeconômico da França na época dos fisiocratas sendo a agricultura a atividade nuclear no desenvolvimento do modelo fisiocrata, os seguidores de tal doutrina econômica acreditavam que países como a França (a esmagadora maioria dos fisiocratas era de intelectuais franceses) deveriam