mercantilismo
1. Conceito
* O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas, surgido na Europa a partir do séc. XV. Foi posterior ao sistema feudal e anterior ao sistema capitalista.
2. Características I
* Metalismo : caracterizou-se por quantificar a riqueza de uma nação pela quantidade de metais preciosos (ouro e prata).
* Balança comercial favorável : esforço para vender (exportar) mais do que comprar (importar), pois desta forma a nação não perderia reserva de metais.
* Protecionismo : medidas utilizadas pelo estado para diminuir as importações, geralmente através do incentivo à produção industrial interna e taxas alfandegárias.
3. Características II
* Intervenção do estado : o estado - caracterizado pelas monarquias absolutistas - intervinha na economia.
* Pacto colonial : caracterizado pelo monopólio dos países europeus (metrópoles) que tinham terras conquistadas (colônias) a partir da expansão marítima.
4. Sistema Colonial
* As colônias conquistadas pelos europeus, no decorrer do séc. XIV, podem ser divididas em:
* 1- Colônia de exploração : economia agrícola, produção para a exportação, grandes propriedades, trabalho escravo e monocultura. Ex.: Brasil.
* 2- Colônia de povoamento : economia industrial, produção para o mercado interno, pequenas propriedades, trabalho livre e policultura. Ex.: Norte dos EUA
O Pacto Colonial pode ser definido como um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole. Através deste exclusivismo econômico, as metrópoles européias garantiam seus lucros no comércio bilateral, pois compravam matérias-primas baratas e vendiam produtos manufaturados a preços elevados.