MERCADO E GESTÃO DE PESSOAS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar uma relação entre “ Mercado e Gestão de Pessoas” sobre a ótica do episodio vivenciado pela instituição HSBC, que foi acusado e multado pelo supre tribunal do Trabalho, de espionar seus colaboradores e funcionários. Episódio este, que repercutiu internacionalmente e coloca em questão a relação entre Chefe e Funcionários.
O caso em questão ocorreu entre os anos de 1999 e 2003, o banco HSBC utilizou-se de sua influencia para espionar seus colaboradores e funcionários, através da manutenção de pessoas que mantinham acesso na casa dos mesmos. Tal ato gerou uma series de protestos por danos morais e coletivos. A problemática é, em quais pontos pode-se correlacionar estes atos com a função de gestão de pessoas?
Neste sentido, buscar-se-á como fonte primaria de pesquisa: artigos científicos, sobre a temática de gestão, administração e o episódio levantado em questão; será esboçado texto como revistas cientificas que narram estes acontecimentos.Portanto, será feito uma analise minuciosa dos fatos para correlacioná-los o papel do gestor e sua funcionalidade dentro de uma instituição, com o intuito de assim podemos entender a importância, deste como organizador e propagador de idéias.Portanto, será feito uma analise dos fatos para tentar correlacionar a influencia da Gestão e das pessoas nas empresas, alem é claro de demonstrar a importância da ética no trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
O fato em questão é a indenização imposta ao Banco HSBC, por espionar seus funcionários e colaboradores. Documentos comprovam que a instituição financeira contratou a empresa Centro de Inteligência Empresarial (CIE) para realizar investigações privadas, supostamente justificadas pelo alto número