Enfermagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ENFERMAGEM
CRIS NAYANE SILVA SIQUEIRA
FICHAMENTO:
INICIAÇÃO À BIOÉTICA
Fichamento apresentado no curso de enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Ética Deontologia da Enfermagem no 1º período, sob a orientação do Professor Renan Sallazar.
Paripiranga
Março de 2014
Iniciação à bioética / Sergio Ibiapina Ferreira. Costa, Gabriel Oselka, Volnei Garrafa, coordenadores. – Brasília: Conselho Federal de Medicina, 1998.
Credenciais dos autores: Sergio Ibiapina Ferreira Costa: Médico; Professor de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Piauí; Vice-presidente do Conselho Federal de Medicina; Membro do Conselho editorial do Jornal Medicina-Conselho Federal de Medicina; Editor da revista Bioética – Conselho Federal de Medicina. Volnei Garrafa: Cirurgião Dentista; Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva; Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da Universidade de Brasília – UnB; Pós-Doutorado em Bioética pela universidade de Roma; Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; Editor associado da revista Bioética – Conselho Federal de Medicina. Gabriel Oselka: Médico; Professor de departamento de Pediatria da Faculdade de ; Medicina da Universidade de São Paulo – USP; Editor associado da revista Bioética – Conselho Federal de Medicina.
RESUMO:
Parte I- Introdução: Apresentando a Bioética A área da bioética foi a que mais se evoluíram com tanta rapidez. Segundo a bioética, sua visão original focalizava-a como uma questão ou um compromisso mais global. A bioética teve seu desenvolvimento a partir de quatro princípios básicos, dois deles de caráter deontológico onde é voltado à maleficência e justiça e os outros dois de caráter teleológico voltado à beneficência e autonomia.