Europa Sec xx
1905/1908 – Fauvismo: Movimento que teve, basicamente, dois princípios: a simplificação das formas das figuras e o emprego de cores puras. As figuras não são representadas tal qual a forma real.
1905/1933 – Expressionismo: Buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores. Marcado pela subjetividade do escritor, análise minunciosa do subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotescas. O estilo é abstrato, simbólico e associativo.
1907/1914 – Cubismo: Movimento iniciado por Pablo Picasso e Braque, com o propósito de ‘’decompor’’, fragmentar as formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela representação de uma realidade fragmentada, que é retratada por palavras dispostas simultaneamente, com o objetivo de formar uma imagem.
1909/1914 – Futurismo: Surgiu a partir do manifesto futurista criado por Tommaso Marinetti. Seu objetivo era negar o passado, o academicismo e trazer o interesse ideológico, pesquisa, experimentação etc. Assim, pregava o desapego ao tradicionalismo, principalmente, quanto à sintaxe da língua.
1916/1922 – Dadaísmo: Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, a partir do encontro de alguns artistas refugiados que buscavam produzir algo que chocasse a burguesia. Uma forma de expressar os sentimentos causados pela guerra, como: indignação, agressividade e revolta. Na literatura, caracteriza-se pela agressividade verbal, desordem das palavras, incoerência, a quebra da lógica e do racionalismo, abandono das formas de fazer poético: rimas, ritmo etc.
1924 – Surrealismo: Surgiu após a Primeira Guerra Mundial. Trouxe para a arte concepções freudianas associadas à psicanálise. Segundo os ideais do movimento, a arte deve surgir da inconsciência sem que haja interferência das razões.
Referências: