Mercado varejista
ALINE DE MARTINI, LUANA ALMEIDA, MICHELE SARTORI, SHANA BORGES. RESUMO
Este artigo apresenta informações históricas do comércio varejista brasileiro. Inicialmente será abordado as suas origens contextualizando esse setor a partir do conceito e evolução, entendendo a inflação do período e suas perspectivas e tendências. Por fim, através da conclusão, serão destacadas as principais conclusões obtidas na pesquisa. Palavras- chave: Varejo. Comércio. Renda.
1 INTRODUÇÃO
As primeiras comercializações no Brasil se deram na época do Brasil-colônia com o pau-brasil, o açúcar, o gado, a mineração seguida pelo café. O desenvolvimento do varejo enfrentou grandes problemas como a falta de infraestrutura. Somente no segundo império com o surgimento de maior infraestrutura que surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais. Em 1871 surgiu a Casa Masson, em 1906 a Fundação das Casas Pernambucanas e em 1912 a Mesbla.
O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, distribuição e venda de mercadorias do produtor para um consumidor que pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço.
Diante do contexto do presente artigo questiona-se se o indicador do setor varejista pode demonstrar a situação econômica do Brasil?
Entende-se que o indicador do setor varejista pode demonstrar a situação econômica do Brasil. Compreende-se o setor varejista no Brasil, identifica-se que indicadores são preponderantes no setor varejista brasileiro e os impactos destes indicadores nesta economia. Através deste artigo serão mapeadas as principais mudanças que ocorreram e estão ocorrendo no setor varejista. Será abordada a influencia do varejo no PIB brasileiro, a influência do cenário internacional, informações sobre o mercado de crédito e consumo além de perspectivas e