Mercado de trabalho
Atualmente com um mundo globalizado, tendências e cenários mundiais passam a tornar parte integrante das nossas vidas e influenciadoras de condutas e modificadoras do cenário das vendas mundiais.
Glen Peters (1998) comenta sobre novas competências que as empresas e os gestores deverão cultivar para se manter a frente das concorrentes. Essas novas mudanças mundiais, que podemos chamar de vetores, que dão hoje são os primeiros sinais que vão definir o mundo dos negócios do amanhã. Esses fatores são analisados e poderão ser identificados como fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, mostrados através de cenários, que posicionaram os caminhos das empresas.
a) O Efeito da Globalização.
O mundo torna-se cada vez menor por via da globalização. No mundo dos negócios, mostra-se necessário regionalizar os produto, tornando adaptado ao mercado onde ele está inserido. As multinacionais não definem mas rígidos modelos de gestão para as suas filiais localizadas no mundo. Atualmente, as empresas contratam gestores dos países de destino, adaptam aos valores sócio-culturais do país e criam produtos e serviços regionalizados.
Existem no mundo gostos e modas que são cada vez mais parecidos, onde as marcas mundiais têm força e os produtos são comercializados mundialmente. Coca-Cola, Nike, McDonalds, Reebok são conhecidos em qualquer lugar do mundo. Com esse mundo homogêneo tão homogêneo as empresas apenas exploram pequenas diferenças locais para atingir vantagem competitiva. É o caso do McDonalds, que não vende hamburguer de vaca na India e a Coca-Cola que adicionou mais açúcar no seu refrigerante para atender o mercado do norte do Japão.
Como estrutura econômica para as empresas surgem o aparecimento de cidades mundiais, com grande vantagem competitiva para as nações: sendo atraentes para o investimento das empresas e oferecendo condições excepcionais para o desenvolvimento dos negócios. Londres, Boston,