Mercado de trabalho
Responda as questões que seguem:
1. Conceitue mercado de trabalho.
Mercado de trabalho pode ser entendido como a compra e venda de serviços de mão-de-obra, representando o lugar onde trabalhadores e empresários se confrontam e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salários, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. Relaciona aqueles que oferecem força de trabalho (oferta) e aqueles que procuram força de trabalho (procura), num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de uma determinada mercadoria.
2. Qual a diferença entre mercado de trabalho formal e informal? Mercado de Trabalho Formal é aquele em que o trabalho é exercido com carteira assinada, de acordo com a legislação trabalhista vigente. Contempla as relações contratuais de trabalho, em grande parte determinadas pelas forças de mercado, portanto, assegurando ao trabalhador todos os direitos a que se faz jus. Já no Mercado de Trabalho Informal prevalecem regras de funcionamento com um mínimo de interferência governamental, ou seja, é o trabalho exercido sem carteira assinada, nos termos de legislação trabalhista vigente e, portanto, tem suprimidos uma série de direitos, como, por exemplo, contribuição à seguridade social.
3. Qual a importância econômica e social do mercado de trabalho? Podemos observar a importância econômica do mercado de trabalho teoricamente do ponto de vista microeconômico e macroeconômico. Na microeconomia, o mercado constitui-se num caso particular da teoria dos preços, sendo imprescindível na determinação dos níveis de salários e emprego; na macroeconomia, o mercado de trabalho contribui para a compreensão da determinação do nível de demanda agregada, do produto e do emprego, em que tem papel