Mercado de Trabalho
INTRODUÇÃO Ao término de uma graduação, o ingresso no mercado de trabalho em todas as áreas gera uma enorme apreensão. Esta ocorre com estudantes dos mais variados cursos, com o egresso do Curso de Secretariado do IFPI, não é diferente, o fator experiência ainda não é expressivo no currículo desse profissional e esta é umas das principais exigências do mercado. Outras exigências devem ser constatadas também, ou até mesmo descobertas em acesso ao mercado de trabalho. Isso requer experiência adquirida, que somente terão conhecimento, quando se entra em contato com o mundo globalizado em que tudo acontece em uma velocidade assustadoramente alta, onde será verificado se está realmente preparado para colocar em prática, o que foi absorvido durante a graduação.
O término de um curso de nível superior nem sempre é seguido da inserção do recém formado no mercado de trabalho. Assim, o tema desse estudo refere-se à atuação do egresso do curso de tecnologia em secretariado do IFPI no mercado de trabalho de Teresina-PI.
Os cursos de ensino superior necessitam estar ligados a mudanças de mercado para melhor preparar seus alunos para a prática acompanhando as mudanças sofridas ao longo do tempo.
O mundo está passando por transformações revolucionárias que estão mudando a maneira como as organizações operam e funcionam. Empresas, produtos, serviços e pessoas que não estiveram antenados e plugados se tornarão obsoletos rapidamente. E provavelmente não servirão mais para as suas antigas funções. (CHIAVENATTO, 2009, pág. 179)
O profissional formado em Secretariado é preparado ao longo do curso para acompanhar essas transformações e adaptar-se ao sistema sendo considerado um profissional multifuncional, que atua como elo entre os diversos setores que compõe estruturalmente uma organização e os altos cargos de direção.