Mercado de trabalho para surdos
02/2011
Fonte : http://educadorarosi.blogspot.com
PESQUISA:
- Relacione quais os cargos/profissões ocupados pelos surdos, no mercado de trabalho em sua cidade.
Muitos surdos hoje trabalham na área de produção de empresas automotivas como a Renault, Electrolux, e de outros gêneros como a Kraft, etc. Alguns surdos que tem mais formação (a maioria em pedagogia, na área de educação) trabalham em escolas, mas na maioria das vezes não como professor e sim como instrutor. Tem momentos com os alunos surdos, mas acaba na maior parte das vezes ajudando os professores ouvintes nas atividades.
Muitas empresas adotam filosofia de implantar a contratação dos deficientes para trabalharem na área de produção permanente, mesmo que eles que não tenham oportunidade de crescer na carreira. Isto, eles não tem alternativa de escolher as oportunidades do emprego, acabam aceitando, justamente por eles terem a tendência da oferta de salário e saem prejudicados como vida profissional.
- Das profissões relacionadas, identifique quantas e quais são as exercidas por mulheres e por homens?
Existem mais professores surdos / instrutores surdos mulheres trabalhando em escolas, mas também ha homens.
Nas fábricas, quando é área de produção a maioria é homem, por causa do trabalho que é mais pesado e repetitivo. Dependendo da área da produção as mulheres são maioria, pois tem trabalhos mais manuais, delicados e que elas têm mais paciência.
- O que você pensa sobre os dados encontrados na pergunta anterior?
Muitos surdos não têm oportunidade de se especializar, não tem incentivo da família para estudar, se formar e atuar como profissionais e também muitos surdos freqüentam o curso de graduação que encontram dificuldade para ter permanentemente, em sala de aula, um interprete de Libras e acabam abandonando o curso por falta de interprete das universidades, pois para contratar interprete precisa passar uma questão burocrática. O Decreto n.º 5.626 de