Mercado de luxo no brasil
Este trabalho acadêmico apresenta um estudo desenvolvido pelos alunos do Centro Universitário Newton - Campos Presidente Carlos Luz na cidade de Belo Horizonte objetivando abordar a participação de artigos de luxo no mercado brasileiro de consumo, realizando análises por meio de dados, ilustrações, figuras e exemplos. Como se deu o surgimento do Mercado de Luxo no Brasil, quais seus impactos na economia nacional, toda sua apresentação no mercado contemporâneo, expectativas de expansão e muito mais para deixar o leitor mais atualizado sobre tudo que acontece no mundo do luxo.
História do Luxo
O surgimento do universo do luxo decorre da necessidade de uma classe social distinta. Isso é fácil de ser visualizado se lembrarmos dos reis que pertenciam ao topo da pirâmide social, com um poder ilimitado para governar o seu estado. Para se distinguirem, usavam produtos que davam maior imponência, através do seu símbolo, brilho, peso e unicidade, como coroas, brasões, anéis e ornamentos, atendendo a uma espécie de “requisito” para demonstrar a sua superioridade diante dos seus súditos, já que as peles eram exclusivas dos reis e rainhas. Esses produtos, evidentemente, não eram usados fora do contexto da cultura dessa classe; eles tinham um significado, até mesmo para que os demais identificassem aquela superioridade, como no caso da vestimenta, que era composta por tecido especial, de uma cor rara, difícil de ser obtida. Entretanto, esses produtos não podem conflitar a cultura local, como, por exemplo, morar na Índia e usar a pele de uma vaca, que é um animal sagrado para eles. Por isso, é correto afirmar que esses produtos incluem, além da história, a tradição e a cultura de um povo.
O luxo é a medida da riqueza de uma classe social e até, mesmo, de uma nação, haja vista que ninguém apostaria na confecção e venda de peças de luxo onde não houvesse, ao menos, perspectiva desse consumo. É preciso