Mercado de Capitais
Com a ação da globalização, que procedeu em uma intensa interação entre os países, o mercado acionário adquiriu uma imensa importância no mercado financeiro internacional. Sendo assim, os países em desenvolvimento buscam expor suas economias para poder auferir investimentos externos.
Além disso, o mercado acionário é uma importante alternativa de aquisição para pessoas e instituições, permitindo dessa forma a captação de recursos e ampliação das empresas, gerando desse modo mais empregos e desenvolvimento do país.
POUPANÇA E INVESTIMENTO
Os recursos necessários para uma aplicação provêm da parcela não consumida da renda, à qual se dá o nome de poupança. Qualquer pessoa que tenha uma poupança (por menor que seja seu valor) ou uma disponibilidade financeira pode efetuar um investimento, esperando obter:
Reserva para qualquer despesa imprevista e uma garantia para o futuro — segurança;
Boa remuneração — rentabilidade;
Crescimento do capital empregado — valorização;
Defesa contra eventual desvalorização do dinheiro — proteção;
Oportunidade de associação com empresas dinâmicas — desenvolvimento econômico;
Rápida disponibilidade do dinheiro aplicado — liquidez.
MERCADO DE CAPITAIS
Conceito:
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. Sendo um anexo de operações de transferência de recursos financeiros de prazos médio, longo ou indefinido, realizadas através de administradores poupadores e investidores, por meio de intermediários financeiros.
Funcionalidade
Os investimentos feitos através de empreendimentos, compras e vendas das ações das empresas representadas no mercado (bolsa), projeção de futuros investimentos dependendo do desempenho da empresa junto ao mercado (principalmente na bolsa). Tendo como funcionalidade o mercado primário e o mercado secundário.
O Mercado Primário é onde se negocia a