Mercado de capitais
Disciplina: Mercado de Capitais
ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO
Os tipos de Mercados
É fato conhecido que o mercado financeiro e de capitais tem importância cada vez maior no ambiente econômico brasileiro e mundial, pois os indivíduos estão preocupados em aplicar melhor seus recursos e as empresas modernas precisam conhecer o mercado para tomar decisões estratégicas de financiamento ou investimento. As Bolsas de Valores apresentam três tipos de mercados, dos quais estão descritos em suas particularidades de utilização, de acordo com o tipo de negociação:
Mercado a vista
É quando a operação é liquidada no prazo de até cinco dias. Ao comprador cabe despender o valor financeiro envolvido na operação e ao vendedor a entrega dos títulos-objeto da transação, nesses prazos estabelecidos pela BOVESPA. Algumas transações a vista utilizam desta proforma: a liquidação física, que é a entrega dos títulos pelo vendedor, é feita atualmente em D+2, isto é, dois dias após a operação. A liquidação financeira, que é o pagamento do comprador ao vendedor, é feita em D+3, isto é, um dia a mais do recebimento.
Os preços são formados em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, o que torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações.
Pagamentos e recebimentos são sempre feitos por meio das corretoras ou processada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custodia.
Esta negociação também é conhecida pelo termo em língua inglesa Spot Market ou Cash Market.
Mercado a termo
É aquele em que as operações são liquidadas em prazos maiores. Os prazos são preestabelecidos em contrato que pode ser de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. A operação a termo é a compra ou venda de um título a prazo, cujos juros estão embutidos no preço. A bolsa exige um depósito de garantia de ambas as partes.
O mercado a termo também é feito por meio das corretoras e registrado na Bovespa,