Mercado de Capitais
MERCADO DE CAPITAIS
Recife, 2013
Trabalho referente à disciplina de Mercado de Capitais, ministrada pelo docente Geraldo Nogueira, visando compor nota da 1ª avaliação.
Renda fixa ou renda variável: qual a melhor opção para investir?
Grupo:
Rosemberg da Paz
Severino Araujo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fornecer dados de rentabilidde entre alguns investimentos de renda fixa e renda variável. Com base nesses dados tentaremos chegar à conclusão de qual investimento é mais rentável, levando-se em consideração a disponibilidade do investidor correr risco ou não e o prazo para investimento do mesmo.
Palavras-chave: investimentos, renda fixa, renda variável.
SUMÁRIO
1. ATIVOS FINANCEIROS 5
1.1 ATIVOS DE RENDA FIXA 6
1.2 ATIVOS DE RENDA VARIÁVEL 7
2. RENDA FIXA X RENDA VARIÁVEL 8
3. CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. ATIVOS FINANCEIROS Um ativo financeiro é um instrumento que canaliza a poupança até o investimento. As empresas em sua busca por financiamento podem acudir ao mercado mediante os ativos financeiros emitindo ações ou títulos de dívida. Poderíamos dizer que um ativo no sentido amplo, consiste em algo que possuímos e que tem um valor de troca. No esquema de unidades econômicas superavitárias e deficitárias, os ativos financeiros são títulos emitidos pelas unidades econômicas deficitárias e que constituem um passivo para elas. São como um meio de manter riqueza para quem os possui. As funções que tradicionalmente atribuímos aos ativos financeiros são as seguintes:
a) transferência de fundos entre os diferentes agentes econômicos, dos superavitários aos deficitários;
b) transferência de riscos do emissor ao receptor dos ativos, posto que os ativos consistem basicamente num compromisso de pagamento que está sujeito às variáveis, seja ela positiva ou negativa, da