Constituição do Sistema Nervoso
O encéfalo é a estrutura central do sistema nervoso. Localiza-se no crânio e está ligado à espinal medula. A sua actividade envolve o pensamento, a memória, o raciocínio e a vida afectiva. É constituído pelo cérebro, cerebelo e bolbo raquidiano.
O cérebro é parte superior do encéfalo e a maior, sendo dividido em dois hemisférios, apresentando na zona superficial o córtex, que possui áreas especializadas em diferentes funções sensitivas (auditiva, visual, motoras, gustativas, etc.). Por sua vez, o cerebelo encontra-se na parte posterior do encéfalo, controlado a coordenação dos movimentos. O bolbo raquidiano intervém na digestão, na respiração no ritmo cardíaco e na circulação sanguínea e é o elo de ligação à espinal medula e o ponto de partida dos nervos cranianos. A espinal medula é o centro da maioria dos reflexos e funciona como um meio de comunicação entre o cérebro e os nervos raquidianos que saem da medula. Encontra-se protegida pelas vértebras que formam a coluna vertebral, sendo esta constituída por 33 segmentos, dos quais saem um par de nervos raquidianos pertencentes ao sistema nervoso periférico. Os nervos que juntamente com os gânglios formam o sistema nervoso periférico conduzem à informação que recebem dos receptores sensoriais aos centros nervosos e a informação que recebem do centro nervoso até aos órgãos efectores. Os nervos que partem dos centros nervosos (encéfalo e espinal medula) podem dividir-se em nervos cranianos, que partem do encéfalo e se dirigem para as diferentes partes da cabeça e nervos raquidianos, com origem na espinal medula.
Começamos falando do AVC – Acidente Vascular Cerebral se trata de um distúrbio do sistema nervoso.
O AVC pode acontecer quando uma artéria é obstruída, esta obstrução resulta em uma isquemia de uma parte do cérebro e em seguida provoca o derrame.
Doenças e Distúrbios do Sistema Nervoso
Significa que os neurônios que deveriam ser alimentados por aquela artéria