Mercado de Capitais
Seu território situa-se entre os paralelos 5º N e 32º S. Daí o clima predominantemente tropical - é temperado apenas na Região Sul - com a média térmica oscilando de 23º a 29º nos meses mais quentes, e de 17º a 24º nos meses mais frios.
A formação geológica brasileira, com exceção da área amazônica é muito antiga. Extensos planaltos e uma altitude média inferior a 1.500 metros permitiram que a maior parte do solo se tornasse propícia ao plantio. Ainda beneficiado por bacias hidrográficas de grande volume e parcialmente navegáveis, o Brasil se qualifica entre os países com maior quantidade de água potável por habitante.
DEMOGRAFIA
Os 157 milhões de habitantes fazem desta Nação uma das seis mais populosas do mundo: nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento tem sido de 1,4% ao ano. A maioria dessa população (71%) vive em áreas metropolitanas, sendo São Paulo (15 milhões de habitantes) a maior cidade do país, seguido do Rio de Janeiro (9,8 milhões), Belo Horizonte (3.4 milhões), Porto Alegre (3 milhões), Recife (2,8 milhões) e Brasília (1,6 milhões), a Capital Federal.
O maior contingente populacional está na faixa etária compreendida entre 18 e 39 anos, que corresponde a 35% da população total.
Quanto a distribuição de renda, os 10% mais ricos detém 47% da renda nacional. Esta situação se reflete no plano geográfico: o Sudeste (que inclui São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) responde por 62% do PIB.
Em que pese o Brasil ainda possuir uma das piores distribuições de renda do mundo, esta situação vem mostrando significativa melhora, haja vista que a estabilidade da moeda provocou um incremento de cerca de 30% no ganho médio dos trabalhadores entre os anos de 1995 e 1996.
POLÍTICA
O Distrito Federal e sua principal