Caso simulado - Prática Cível
No dia 10/01/2011, ao retornar de viagem, no km 59 da Rod. Br 101 sul, no município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Se envolveu em um acidente de trânsito com o Senhor MÁRIO QUINTANA, residente no Estado do Rio de Janeiro, quando este, ao dirigir seu ônibus, tentava uma ultrapassagem em local indevido.
A colisão foi muito violenta e o veiculo do senhor JOAQUIM SOUZA , avaliado em R$85.000,00, não poderá ser recuperado. O Senhor Joaquim por orientação medica ficará por 12 meses com as pernas imobilizadas. Ate a presente data nada recebeu.
Na condição de advogado JOAQUIM SOUZA oriente seu cliente e elabore a peça adequada, observando, o juízo competente, os pedido possíveis, valor da causa, rito etc. Indique ao final da peça, quais os documentos que o autor está acostado na referida peça e o objetivo de cada.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES
JOAQUIM SOUZA, (nacionalidade), (estado civil), caminhoneiro, residente e domiciliado (endereço), inscrito no CPF n°______________, sob o RG n°___________, vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado infra-assinado à presença de Vossa Senhoria, propor a presente.
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO DE DANOS MATERIAIS
No rito ordinário, contra MÁRIO QUINTANA, (nacionalidade), (estado civil), motorista, residente e domiciliado (endereço - RJ), pelos motivos de fato e de direito a serem aduzidos.
I – DOS FATOS: No dia 10 de janeiro de 2011, o autor retornava de viagem com seu caminhão, pelo Km 59 da Rod. Br 101 Sul, no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, quando o senhor Mário Quintana, conduzindo seu ônibus, entrou na contra mão colidindo de frente, violentamente, com o veículo do autor. Ressalta-se ainda que, o réu tentava uma ultrapassagem em local indevido, não respeitando as leis de trânsito, assim como não agindo de acordo com a direção defensiva. Em virtude da violenta