Mercado de açoes resumo
Num conceito mais formal: ações são títulos nominativos negociáveis, a menor fração do capital social de uma companhia. As ações são compradas e vendidas nas bolsas de valores (uma instituição civil sem fins lucrativos, gerida por um conselho administrativo eleito e supervisionado por órgãos específicos ) .
No Brasil há Bovespa (bolsa de valores de São Paulo – maior bolsa de valores da America Latina). Fundada em 23 de agosto de 1890 como entidade oficial corporativa, vinculada às secretarias de finanças do governo estadual e composta por corretores nomeados pelo poder público, a Bovespa só assumiu a característica institucional que mantém até hoje com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas em 1965-1966.
Um dos mercados da bolsa de Valores é o mercado de ações – segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primaria em mercado de ações novas emitidas pela empresa e a negociação secundaria (em bolsa de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.
Concluindo assim mercado de ações é um mercado aonde as empresas vão para conseguir recursos de forma mais barata e finanças seus investimentos produtivos e aonde as pessoas vão com o intuito de alguma forma, ganhar dinheiro.
Assim a bolsa de valores é um importante instrumento de estimulo da economia de um país. Fornecendo crédito e possibilitando investimento que, fazendo girar uma roda benéfica a sociedade.
Apesar das inúmeras vantagens que o mercado de ações proporciona se tem notado grandes dificuldades de sua atuação no seu papel de alocador dos investimentos. São identificados três fatores que prejudicam o papel do mercado de ações: as altas taxas de juros, tributação elevada e altos custos de abertura e manutenção das empresas em