MEDINDO A PRODUTIVIDADE
PRODUTIVIDADE
Uma estratégia empresarial sólida e o apoio de uma estratégia de operações tornam uma organização mais competitiva no mercado. Mas como uma empresa pode medir sua competitividade?
Uma das maneiras mais comuns é pela medição da produtividade.
MEDINDO A PRODUTIVIDADE
Lembre-se de que o gerenciamento de operações é responsável pelo controle da transformação de muitas entradas em saídas, como produtos e serviços. A medida da eficiência com que as entradas estão sendo convertidas em saídas é denominada produtividade.
A produtividade mede como os recursos estão sendo utilizados.
Ela é calculada como a razão entre as saídas (bens e serviços) e as entradas (mão de obra ou materiais, por exemplo):
saídas Produtividade = --------------- entradas
Pode-se usar esta equação para medir a produtividade de um trabalhador ou de muitos, bem como a produtividade de uma máquina, de um departamento, da empresa inteira ou até mesmo de um País.
Quando calculamos a produtividade relativa a todas as entradas (mão de obra, materiais, capital, máquinas), estamos medindo a produtividade total:
Produtividade total = saída produzida / todas as entradas utilizadas
Muitas vezes é mais útil medir a produtividade de uma só variável de entrada de cada vez para identificar a eficiência com que cada uma delas está sendo usada. É a produtividade parcial:
Produtividade parcial = saída / mão de obra = saída / máquinas = saída / materiais = saída / capital Às vezes precisamos calcular a produtividade como sendo a razão da saída relativa a um grupo de entradas, como mão de obra e materiais. Isto é uma medida de produtividade multifatorial:
Produtividade multifatorial = saída / (mão de obra + materiais)
INTERPRETAÇÃO DAS MEDIDAS DE