Pedagogia
CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL1
Elenir Maria Andreolla Mattos2
André Paulo Castanha3
Resumo: A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Esta deve ser uma postura do professor, pois, segundo Freire (2001): “não existe pesquisa sem ensino e nem ensino sem pesquisa”. Desde o início da escolarização, deve-se focalizar na importância da pesquisa para a construção do conhecimento do aluno com uma formação crítica, criativa e inovadora. Além dessas afirmações, o artigo apresenta definições, métodos e tipos de “pesquisa” de acordo com a visão de alguns autores, ressalta também que, antes de tudo, o próprio professor deve ser um pesquisador em sua prática diária. Partindo da observação de como são desenvolvidas atualmente as pesquisas escolares, propõe-se uma reflexão e reorganização destas atividades, através da implementação do projeto do PDE4: “A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental” no ano de 2009 junto aos professores do Colégio Estadual Profª Leonor Castellano EFM do município de Barracão-PR.
Palavras-chave: Pesquisa na Escola, Ensino Fundamental, Conhecimento Escolar.
1 - O que é pesquisa?
1
Projeto de intervenção pedagógica na escola apresentado ao PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, turma de 2008 como requisito básico de participação e avaliação, a ser implementado no ano de 2009 no Colégio Estadual Profª Leonor Castellano EFM do município de Barracão PR.
2
Professora do QPM (Quadro Próprio do Magistério) participante do PDE 2008. E-mail: elenirandreolla@seed. pr.gov.br; 3
Professor do Colegiado de Pedagogia da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão e orientador no PDE. E-mail: andrecastanha@brturbo.com.br; 4
PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional da SEED (