mercado Alvo
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO – PPGTUR DISCIPLINA: MARKETING EM TURISMO Prof. Carlos Alberto Freire Medeiros
Cristiane Soares Cardoso
Saulo Gomes Batista
Não posso lhe dar a receita do sucesso; mas a do fracasso é querer agradar a todos. (Sammy Davis Jr.).
Mercado alvo
Uma das decisões mais importante para uma empresa é a definir um mercado alvo que a atenda, levando-se em conta uma estrutura de taxa de retorno sobre o investimento. Por isso é interessante à empresa mapear seu mercado, e neste mapeamento a mesma pode se deparar com dificuldades em decidir de que forma vai atuar. Esse processo de decisão de que segmento do mercado atuar é o que se chama de mercado alvo. Mercado alvo deve ser entendido como o conjunto dos segmentos viáveis identificados no mercado total.
Selecionando o mercado alvo
Quando ocorre a decisão de escolha do mercado e segmento que atuará, essa decisão deve levar em consideração o contexto de complexidade dos mercados e a incerteza das decisões ideais a se fazer. Segundo AAKER (1995) definir mercados e segmentos não é, simplesmente, um exercício de análise estatística, é, também, um processo subjetivo e altamente criativo. Ao considerar as alternativas de mercado e segmento, não deixa de ser um meio de enriquecer o entendimento sobre o cliente e um meio de diferenciação competitiva quando se ingressa no mercado.
Processo de definição de mercado
Ao definir o mercado que atuará esta decisão da empresa é em parte, uma questão de mensuração e comparação competitiva. Kotler (1997) propõe uma abordagem clássica na determinação de um mercado alvo. O modelo de Kotler sugere que existem três abordagens amplas que uma empresa pode empregar no mercado, após identificar e avaliar os vários segmentos que o constituem. A empresa pode optar por:
1- Marketing não diferenciado: uma estratégia de