mensagem fernando pessoa
Módulo 5 – Tema 3
Índice
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de AI (Área de Integração) e tem como tema – O Papel das Organizações Internacionais, na elaboração deste trabalho tive a ajuda e o apoio da professora Maria do Céu.
E na realização deste trabalho vou falar sobre:
Definição das Organizações Internacionais:
Desenvolvimento histórico;
Teoria Geral das Organizações Internacionais;
Direito das Organizações Internacionais e Direitos Internacionais;
Organizações Formais (FMI; Banco Mundial)
Outras organizações formais (OMC; NAFTA; ASEAN; MERCOSUL; NATO).
Organizações Internacionais
Definição
Uma organização internacional, para se caracterizar como tal, deve estar de acordo com os seguintes critérios: ter pelo menos três Estados com direito a voto; ter estrutura formal; os funcionários não devem ter a mesma nacionalidade; pelo menos três Estados devem contribuir substancialmente para a sociedade; e ter objetivo internacional.
Em relação às suas espécies, as organizações internacionais podem ser classificadas quanto a sua natureza e quanto a sua composição.
Quanto à natureza, estas se organizam em políticas ou técnicas. As primeiras tratam de questões conflitivas, agíndo preventivamente na manutenção da paz e da segurança internacional. É o caso da ONU (Organização das Nações Unidas). As técnicas têm sua atuação relacionadas à cooperação técnica em áreas específicas, como é o caso da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Referente à sua composição, apresentam um alcance universal, estão vocacionadas para acolher o maior número possível de Estados, sem restrições de índole geográfica, cultural ou económica, como é o caso da ONU, e um alcance regional. Esta última é constituída por pessoas internacionais identificadas entre si no aspecto geográfico, cultural ou económico, como a União Europeia, o Mercosul e as Organizações dos Estados