menina selvagem
CURSO DE PSICOLOGIA
MACAE
2014
PRISCILA DA CRUZ OLIVEIRA
Resumo do filme A Maçã. solicitado pela Prof.(a) Janine, como requisito básico para conclusão do semestre
MACAE
2014
Um pai que ser ver obrigado a cuidar as filhas, que achava que suas filhas não poderiam ser criadas junto com meninos, ele então as tiveram presas por 11 anos, pois sua cultura não permitia, e a mãe por achar que não poderia sair de casa, pelo fato de ser deficiente visual, ocasionando assim problemas no desenvolvimento psicossocial das irmãs. Como ele fala em um trecho do filme, “eles brincam na rua a bola cai no quintal, eles tocam a companhia ninguém atende eles pulam o muro”.
Mantendo elas presam elas não tinham adquirido nenhum desenvolvimento como outras crianças. Elas não falavam direito, tinham péssimas condições de alimentação e higiene. Para não perde a guarda delas, ele fala no filme que até pagaria um banheiro público para manter elas limpas e começa a ensinar a elas coisa básicas, como varrer o quintal e lavar as roupas.
Para Bronfenbrenner o desenvolvimento humano se estabelece de maneira continua e reciproca, nos aspectos biológicos, psicológico e ambientais,
Segundo Bronfenbrenner, os efeitos da segunda ordem: a triangulação interpessoal, no filme se dá ao pai, pois só ele educa cria, do jeito dele, na cultura dele na criação que um dia ele teve, a mãe por ser cega ela tem sua limitação para educar as meninas.
As meninas por viverem sempre trancas elas não tiveram uma participação em múltiplos ambientes, como a casa com amigos de escolas, e a própria escola aluno e professor, pois eles nunca frequentaram escolas. A partir de um abaixo-assinado organizado pelos vizinhos, o assunto passa a ser conhecido pelos jornais e pelas autoridades. Uma assistente social é designada para fazer com que os pais respeitem as definições da justiça: