Plano de Aula
Educação e diversidade
Crislaine Marcelino de Resende Ra: 8492242896
Gisele Aparecida Moreira de Paula Claro RA: 9902004060
Rita de Cassia Coutinho da Fonseca Ra: 9902009448
Cristiane Aparecida da Silva Ra: 8093876404
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural
Amanda Zarzur B. Marcondes
Taubaté, 24 de março de 2014
Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Ética: incentiva a autonomia dos valores culturais e sociais agregando ao docente a incumbência de demonstrar os principais valores de vivenciamento.
Meio ambiente: o objetivo deste contexto é levar ao aluno a reflexão e ao seu próprio enriquecimento cultural. Meio ambiente não se caracteriza apenas em espaço físico e biológico.
Pluralidade cultural: respeito à diversidade incentivando o convívio entre grupos e culturas. Devemos conscientizar os aprendentes que a pluralidade cultural indica um acumulo de experiências humanas e isto é patrimônio de todos nós.
Saúde: sendo um direito do cidadão, a função do ensinante é orientar as noções básicas de saúde para o bem estar do aprendente.
Educação sexual: é considerado um assunto de extremo cuidado e ao ser levado para o aprendente, devemos orientá-los com clareza e ênfase.
Direitos Humanos e Pluralidade cultural
A palavra DIREITO tem sua origem no foco de que tudo é correto e justo e permeia os direitos e deveres de cada individuo. Vamos observar a fundo os diferentes grupos e etnias que compõem a diversidade do nosso país.
O nosso país contribui para toda essa convivência social, em meio às diversas raças e culturas, a escola se encontra como ponte para esse objetivo. Com a finalidade de cruzar essas raças e extrair de cada um a experiência e o entendimento do SER de forma individual. O aspecto de diferenças agrega conhecimento e propositadamente uma inclusão social preposta entre os educadores e educandos.
Hoje a maior