trabalho ava
Desta forma, os livros e documentos contábeis e fiscais são emitidos em forma eletrônica. Em resumo, o SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado. O Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, foi instituído pelo Decreto nº 6.022, de janeiro de 2007, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC , do Governo Federal, e constitui-se um grande avanço na informatização da relação entre o Fisco e os contribuintes.
De modo geral, consiste na modernização da atual sistemática do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações fazendárias e aos órgãos fiscalizadores, através da certificação digital para assinatura dos documentos eletrônicos, a fim de garantir a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
Com a iniciativa integrada das administrações tributarias federal, estadual e municipal e a parceria com 20 instituições entre órgãos públicos, conselhos de classe, associações e cooperação com 27 empresas dos setor privado participantes do projeto-piloto, o SPED possibilita o planejamento e a identificação de soluções antecipadas no cumprimento de obrigações acessórios diante das exigências da administração tributária, com a transparência mutua e resultados positivos para toda a sociedade.
(fonte:HTTP//WWW.sispro.com.br/erp/gestão-fisc...
O SPED, foi basicamente implantado para acabar com a papelada da empresa e transformando tudo em arquivo digital, indo de camada em camada. E todo esse processo começou em 2007. E com isso ele substituiu os livros: Diário e