Trabalho de Historia Economica Geral
A Crise Mexicana também conhecida como (Efeito Tequila) Foi provocada pela falta de reservas internacionais, causando desvalorização do peso, durante os primeiros dias da presidência de Ernesto Zedillo. Tratou-se de uma crise de balança de pagamentos associada a especulação financeira e fuga de capitais, resultantes de uma crise política interna do México. Até esse momento, a economia mexicana era uma referência para o sistema financeiro internacional, por ser considerado um país moderno e alinhado as reformas do Consenso do Washington, tendo recebido grande quantidade de investimento externo.
Com a crise política resulta numa crise de confiança e na desestabilização da economia e uma fuga dos investimentos para o exterior.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Crise Asiática de 1997
A Crise Asiática de 1997 ou também conhecida como (A Crise Monetária do Sudeste Asiático ) tem como causa um processo de fuga de capital e deflação de ativos financeiros em certo conjunto de economias daquela região. Iniciando-se pelos "tigrinhos" (Tailândia, Malásia, Indonésia e Filipinas), suas repercussões adquiriram amplitude global quando aquele processo incorporou os "tigres" Coréia do Sul e Hong Kong, ameaçando também colocar em insolvência seus credores japoneses. As moedas nacionais daqueles países mergulharam em queda livre em relação ao dólar, com exceção de Hong Kong, onde a desvalorização cambial foi evitada a alto custo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crise do Rublo na Rússia 1998:
A Rússia passou por uma profunda crise econômica no inicio do período de 1998, com altas taxas de endividamento, desemprego, inflação e baixos índices de crescimento do Produto Interno Bruto. Este processo foi resultado de uma transição acelerada e mal sucedida de uma Economia Planificada (Sistema econômico no