Trabalho de Historia Economica Geral 2 - Economia
Primeiro semestre de 2014
Amaury Gremaud
Luiza dos Santos Cubo Iglesias
N. USP 7976694
1. (3 pontos) A hiperinflação alemã de 1923 foi um acontecimento trágico nesta economia já marcada pelas ruínas da decorrentes da primeira guerra mundial e das humilhações de Versalhes e atingiram um país que também enfrentava graves conflitos políticos.
a) Keynes em “As consequências econômicas da paz” faz uma crítica aos acordos estabelecidos no Pós I Guerra Mundial. Explique como foram estes acordos e quais as consequências destes sobre a economia alemã.
Keynes explicca a rendição Alemã e a assinatura dos ''Quatorze pontos para a paz''. Seu objetivo era garantir a paz e evitar novos confrontos motivados pela vingança ou interesses políticos e econômicos e, dessa forma nenhuma nação seria punida ou ignorada, mas todas passariam a ter igualdade nas relações europeias. Nessa época, França e Inglaterra estavam preocupadas em proteger seus interesses econômicos, enquanto os Estados Unidos queriam evitar outro desgaste de guerra. Então foi criado o Tratado de Versalhes: seu principal ponto era deixar toda a responsabilidade sobre as causas da guerra sobre a Alemanha e determinar sua obrigação de fazer severas reparações aos vencedores. Foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que deveriam ser pagas pela Alemanha e o valor estipulado foi 33 milhões de dólares, em 1921.
Para Keynes, os termos de paz do Tratado de Versalhes, tanto econômicos quanto territoriais, que foram impostos à Alemanha violavam o acordo de rendição e, além disso, eram excessivamente duros e impossíveis de serem executados.
Houve grande queda da produção do país após a perda das colônias, da frota mercante e dos investimentos do exterior, devido ao fato de não ter condições de importar matéria prima, além de desordenados gastos publicos e