TGA - 38 pensadores
Faculdade de Educação
Campus de Juara
Departamento de Administração
Laércio Marchioretto
Trabalho da disciplina de TGA 1 administrada pelo professor Luiz Antonio Campos, apresentado no segundo semestre ao curso de Administração, da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, Campus Universitário de Juara, como requisito parcial de avaliação.
Juara-MT, Junho de 2014
Pesquisa
Sobre 38 pensadores da administração.
Quem foi? O que fazia? Quem era? O que escreveu? Ou para que serviu o que fez?
Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.
A pesquisa mais famosa foi realizada em 1946, em Connecticut, numa área de conflitos entre as comunidades negra e judaica. Aqui, ele concluiu que reunir grupos de pessoas era uma das melhores formas de expor as áreas de conflito. Estes grupos, denominados T-groups (o «T» significa training, ou seja, formação), tinham como teoria subjacente o facto de os padrões comportamentais terem que ser «descongelados» antes de serem alterados e depois «congelados» novamente — os T-groups eram uma forma de fazer com que isto acontecesse.
Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, 5 de junho de 1723 — Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação