Trabalho de História Econômica Geral e do Brasil – Sociedade pré-capitalista e formação do capitalismo
Uma abordagem baseada nos textos de Hilário Franco Jr.; Fernand Braudel e Leo Huberman (História da Riqueza do Homem)
A Sociedade pré-capitalista e formação do capitalismo
Introdução
Para que se possa estudar a sociedade pré-capitalista e o desenvolvimento do capitalismo a partir dessa, é preciso entender que no meio das ciências sociais existe discordâncias e diferentes linhas de quando do surgimento da sociedade capitalista, de como se deu essa transição e o que motivou. Pois, afinal o que caracteriza o sistema capitalista? A moeda? O estabelecimento de instituições financeiras e financeirização da economia como afim Braudel? A troca? A acumulação de capital? A globalização da economia? A manufatura?
Essas perguntas dão fomento a muita discussão, pois muitas dessas características econômicas apresentadas já eram presentes tanto no feudalismo europeu como em outras civilizações mais antigas não imediatamente anteriores ao capitalismo consolidado.
Contanto, tanto Braudel quanto Huberman têm uma ideia semelhante sobre a formação capitalista, com apenas algumas divergências quanto ao fatores que forão de maior importância para o capitalismo; sejam esses fatores ligados a circuntâncias econômicas (para Huberman a diminuição da população europeia no século XIV) ou fatores ligados ao desenvolvimento de atividades econômicas específicas (para Braudel a formação do crédito e do mercado financeiro foi da mais extrema importância).
De qualquer forma, o que pode se afirmar é que existiu uma sociedade feudal pré-industrial que deu forma ao sistema capitalista consolidado atual; uma sociedade que já apresentava características econômicas inerentes e naturais do capitalismo.
Desenvolvimento
Para compreender o momento histórico pré-capitalista é necessário que se estude a sociedade a economia da europa