Memórias de um sargento de milícia
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Enredo: Leonardo filho de Leonardo- Pataca é deixado pelos pais após seu pai descobrir a traição de Maria da Hortaliça. Leonardo fica com o compadre que era um barbeiro que o adorava mesmo fazendo grandes travessuras e ele queria que Leonardo fosse padre. Leonardo tem várias paixões mais no final fica com Luisinha a qual se casa. Passa por vários momentos difíceis, mas acaba os superando e torna-se sargento de milícias com a ajuda do Major Vidigal que o perseguiu até torna-se membro das forças milicianas.
Personagens: Leonardo - o anti-herói ou herói picaresco do romance, vadio, malandro, que adora fazer estripulias e criar problemas. Mulherengo, quase perde seu amor, por ser inconsciente. É criado pelo padrinho, já que os pais se separam e não têm paciência para lhe suportar as traquinagens. Chega a ser preso, torna-se granadeiro e Sargento de Milícias. Casa-se e torna-se assentado.
Luisinha - moça com a qual Leonardo se casa. Em princípio é desengonçada e estranha, depois melhora. Casa-se com José Manuel, por influência da tia, arranjando um marido que só deseja seus bens. É órfã. Fica viúva e une-se a Leonardo.
Vidinha - mulata jovem, bonita e animada, toca viola e canta modinhas. Cativa Leonardo, que vive em sua casa por algum tempo.
O Compadre - barbeiro de profissão, cria Leonardo, protege-o e acaba deixando-lhe uma herança que surrupiou do comandante de um navio.
A Comadre - defende e acompanha Leonardo em qualquer circunstância. Adora o afilhado.
D. Maria - doida por uma demanda judicial, ganha a guarda de Luisinha, quando ela perde os pais.
José Manuel - salafrário e calculista casa-se com Luisinha por dinheiro e morre.
Major Vidigal - militar que persegue Leonardo, até conseguir integrá-lo às forças milicianas. Calcado em uma figura real.
Leonardo Pataca - pai de Leonardo acaba casado com Chiquinha, depois que abandona o filho com o compadre.