Memórias de um Sargento de Milícias
O enredo de Memórias de um Sargento de Milícias
A obra narra a história do carioca malandro filho de portugueses Leonardo desde o seu nascimento, passando por sua infância travessa, a juventude turbulenta e os meios nada convencionais utilizados por ele e sua madrinha para que consiga assumir o posto de sargento de milícias e tomar um rumo na vida.
Os personagens de Memórias de um Sargento de Milícias
Leonardo: protagonista, um típico anti-herói. É malandro, não possui uma conduta moral exemplar e não gosta de trabalho. Filho de Maria da Hortaliça e Leonardo Pataca, ele é abandonado pelos pais ainda criança e passa a ser criado pelos padrinhos, Compadre e Comadre.
Maria da Hortaliça: a portuguesa mãe de Leonardo fica grávida durante a travessia de navio para o Brasil, mora por algum tempo com o pai da criança, mas abandona o filho para voltar à Portugal com o capitão de um navio.
Leonardo Pataca: pai do protagonista. Conhece Maria da Hortaliça ainda no navio, mas descobre que a mulher o traía e a expulsa de casa. Depois do ocorrido, casa-se com a parteira, Chiquinha, com quem tem uma filha.
Compadre: barbeiro vizinho do casal que mora