Memória segundo davidoff
I. Pesquisas Escolhidas Títulos 1. Alterações neuropsicológicas em dependentes de cocaína/crack internados: dados preliminares.
2. Linguagem e memória autobiográfica de adolescentes usuários de drogas. Autores 1. Paulo J Cunha; Sergio Nicastri; Luciana P Gomes; Renata M Moino; Marco A Peluso.
2. Mauro Barbosa Terra; Ivan Figueira; Luciana Dias Athayde. Fonte 1. www.scielo.br/pdf/rbp/v26n2/a07v26n2.pdf 2. www.scielo.br/pdf/rsbf/v12n2/07.pdf II. Análise Objetivo O objetivo do trabalho é realizar uma síntese dos três artigos citados acima baseado à percepção da autora Davidoff (Introdução à Psicologia – Cap. V - Memória). O objetivo dos artigos é verificar os danos causados pela dependência química através de testes cognitivos.
Método O método usado no Artigo 1 foi uma ampla bateria de testes neuropsicológicos aplicadas a 15 dependentes de cocaína, em abstinência por duas semanas, em tratamento em regime de internação, e em 15 sujeitos controles, não usuários de drogas, pareados por idade, sexo, escolaridade, nível socioeconômico, lateralidade e QI.
O método no Artigo 2 foi uma pesquisa realizada com 25 adolescentes usuários e 25 não usuários de álcool/drogas com idades entre 13 e 17 anos, do sexo masculino. Após coleta da linguagem oral, a análise deste material foi baseada no modelo que privilegia a estrutura discursiva em cenário, complicação, resposta interna, tentativa, consequência e reação.
O Artigo 3 utilizou o método: um questionário desenvolvido pelos autores, visando estudar o relacionamento temporal entre o início do transtorno do uso de substâncias e o princípio do transtorno do pânico e da fobia social.
Resultados Obtidos
Os resultados preliminares do Artigo 1 mostraram significação estatística (p<0,05) em testes de atenção, fluência verbal, memória visual, memória verbal, capacidade de aprendizagem e funções executivas.
Os