Memória da educação escolar no Brasil comtemporâneo
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Daniela Vaz Antonietti – RA 402641
Maria do Socorro de Souza Ramos – RA 396899
Maria Do Socorro Reis da Silva – RA 391273
Mirlena Monte Antonietti – RA 401969
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
ANANINDEUA
2013
Relatório da História da Educação e da pedagogia orientado pelo
Prof. Lindolfo A. Martelli
TUTORA: THATIANA
RODRIGUES
INTRODUÇÃO
De inicio, podemos admitir que o homem seja um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrenta os problemas não só da vida coletiva, como também da experiência pessoal.
A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
O trabalho que seria a ação transformadora do homem sobre a natureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, pelo trabalho, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura.
Se o homem é o resultado por esse processo pelo qual constrói a cultura e a si próprio, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Na realidade, não há um conceito de “homem universal” que sirva de modelo para os educadores.
Melhor seria referirmo-nos a uma condição humana, resultante do conjunto das relações sociais, que se transformam no decorrer do tempo. Ou seja, não compreendemos o homem fora de sua prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto. Portanto, vimos que através do trabalho, o homem atua sobre o mundo transformando-o. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que estabelece projetos de mudança.