historia da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL COMTEMPORÂNEO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação da professora-tutora presencial Gabriela Ferreira Assis.
PELOTAS
2014
A PRESEVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICOS EM TODOS OS TEMPOS EM TODOS OS LUGARES.
Somos pessoas históricas, com mudanças de tempo em tempo. Pertencemos a uma cultura produzida por nós mesmos. De geração a geração é passado uma cultura que nos é deixada por nossos antepassados. Estamos incluídos no tempo. Somos frutos da nossa cultura, inseridos no tempo que nos cerca. Vivemos socialmente. De geração a geração a herança da cultura de nossos ancestrais é assimilada e determinada com a concepção da modificação. O presente é o reflexo do passado, nunca desaparecerá. Nele que está nossas raízes sendo assim resulta num movimento sem parar. Se somos seres históricos, o tempo é "O sentido da vida (sentido como se diz o sentido de um riacho, o sentido de uma frase o sentido de um plano, o sentido de dor)" como diz o poeta Paul Claudel. Com isto entendemos que a história não foi à mesma ao longo do tempo.
A história necessita do passado reconstruído com fatos relatados dos acontecimentos da transformação de todas as pessoas no tempo. Somos sim feitos de tempo, construídos no tempo e também destruídos pelo mesmo tempo. Na História da Pedagogia sentimos o mesmo, quando podemos observar o nosso passado não vamos errar novamente. Como pedagogos isso nos leva a construir um novo saber. Como seres humanos que somos presenciamos o tempo que nos pertence. A diferença é grande na época e na reflexão da descrição do que foi narrado, e do que aconteceu para preservar a