Comportamento dos materiais
A matéria-prima utilizada no processo de obtenção de “cabos” de polietileno é o gás eteno ou etileno (monômero) que através de uma reação de poliadição dá origem ao polietileno.
H2C = CH2 ® − (CH2 − CH2)n −
2) O polipropileno isotático apresenta excelentes propriedades mecânicas, enquanto que o polipropileno atático é uma goma, borrachoso. Explique estas diferenças de propriedades com base na estrutura dos polímeros.
No polipropileno isotático, os átomos de carbono assimétricos gerados têm a mesma configuração, todos os substituintes se encontram do mesmo lado do plano. Devido à repetição regular de grupos atômicos ele forma cristais, possuindo maior cristalinidade e conseqüentemente excelentes propriedades mecânicas.
Já no polipropileno atático, os átomos de carbono gerados não têm qualquer ordem, neste caso formam-se segmentos de unidades repetidas de mesma configuração, formando blocos, que se sucedem sem obediência a leis de repetição reconhecida. Neste caso, não há uma disposição preferencial para os substituintes. Daí o fato do polímero se apresentar como uma goma, borrachoso, sua estrutura é randômica, ou seja, não tem condição de cristalizar.
3) Por que as poliamidas apresentam pontos de fusão muito maiores do que os polietilenos. Suponha que os polímeros tenham aproximadamente o mesmo peso molecular.
As poliamidas apresentam pontos de fusão muito maiores do que os polietilenos, mesmo os dois possuindo o mesmo peso molecular devido ao fato das poliamidas possuírem pontes de hidrogênio, que são ligações fortes. A energia necessária para quebrar as ligações das poliamidas é maior que a necessária para quebrar as ligações dos polietilenos, logo o seu ponto de fusão é maior. As poliamidas são obtidas através de uma reação de policondensação, havendo formação de subprodutos. Enquanto