MEMORIAL RESIDENCIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO II
PROFESSOR: GIOVANNI
ALUNO: EILSON DIAS RAMOS
DANIEL GUIMARÃES
EXERCÍCIO PROJETUAL 01 (UNIDADE I) – MEMORIAL JUSTIFICATIVO
RESIDÊNCIA NO CONDOMÍNIO ALPHAVILLE
CAMPINA GRANDE MARÇO DE 2015
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
Desde o período pré-histórico houve uma certa preocupação enquanto a moradia. Os primitivos já iam em busca de algum lugar que pudesse protege-los da chuva, do frio, do sol e também dos animais selvagens. Por mais que dividissem o mesmo espaço que os animais, os homens possuíam inteligência e capacitação conseguindo atingir as coisas sensíveis e corporais. Como por exemplo: o tempo, o espaço etc. Dessa forma a primeira habitação do homem foi a caverna, mas não era uma habitação fixa, pois os homens dependiam da natureza para sobreviver. Ele tinha que caçar, colher frutos, pescar e todos esses aspectos são retirados da natureza. Hoje em dia ainda existe isso, mas por terceiros que chegam até nosso lar.
Logo após esse período, os homens já estavam mais evoluídos em seu espaço e com poderia usufruir dele de uma forma melhor, construindo abrigos com folhas, ossos, galhos e palhas. Depois de um longo período de tempo os homens descobriram que o barro também poderia ser um grande aliado na construção de abrigos mais resistentes e firmes. O homem com sua inteligência viu que podia interagir com a natureza e notou que ela poderia lhe prover alimentos através do plantio dos mesmos para repor aqueles que foram utilizados para colheita e consumo. Com o cultivo agora fazia parte do recinto do homem, ele começou a passar mais tempo nesse espaço, tornando assim um espaço fixo.
Com o passar do tempo o homem foi aprimorando seus conhecimentos e chegando cada vez mais longe da natureza e mais próximo das cidades. Abandonando sua vida no campo e seguindo um caminho mais restrito, construindo assim suas residências. As pessoas