Memorial Eletricidade
Método da norma
A realização do projeto eletrotécnico foi dividida em várias etapas das quais temos:
Tabela I: A tabela I contém o perímetro e área com o número de tomadas e demanda mínima de iluminação de cada cômodo. Para calcular a área e o perímetro dos cômodos foi utilizado um comando (AA) do AutoCAD, o qual nos fornece os valores dos mesmos. Para indicar o número de tomadas e a potência mínima por cômodo, foram utilizadas algumas regras, as quais estão disponíveis nos tutoriais do professor Nilton e no livro base (Instalações Elétrica de Hélio Creder).
Regra para potência mínima: Área<= 6m² deve ter pelo menos um ponto de 100W. Área>6m² conta-se 100W para os primeiros 6m² e acrescenta 60W para 4m² inteiros acrescidos.
Regra para indicar o número de tomadas por cômodo: Área<=6m² deve ter pelo menos uma tomada de 100W, no banheiro a tomada dever ser de 600W. Para área>6m² em quartos, vestiários, hall, salas e semelhantes dever ter uma tomada a cada 5m; em cozinha, área de serviço, copa e lavanderia deve ter uma tomada a cada 3,5m, sendo que usa até três tomadas de 600W.
Posicionamento das tomadas: Com base nos dados da tabela I, foi feito o posicionamento das tomadas de uso geral e específico em cada cômodo, indicando o número do circuito e a potência daquelas maiores que 600W. Com os números dos circuitos foi feita a tabela II.
Posicionamento de luminárias com cabeçalho e simbologia a parte: De acordo com a tabela I foi feito o posicionamento das luminárias no centro de cada cômodo, colocando também o cabeçalho e simbologia, que indicam o número do circuito, a potência da luminária e o grupo da luminária com interruptor. Tudo isso foi baseado nos tutoriais disponibilizados pelo professor Nilton. Os dados obtidos nessa etapa foram utilizados para fazer a tabela II.
Tabela II com demandas de potência total e por fase por circuito e total definindo o número de dispositivos (TUG, TUE, Luminárias) por capacidade: A tabela