instalações elétricas de baixa tensão
Fernando
Rafael
Gabriel
Hilário
Define-se Instalação Elétrica como um conjunto de componentes elétricos, associados e com características coordenadas entre si, constituído para um finalidade determinada.
No uso corrente do termos, essa finalidade é via de regra associada à utilização de energia elétrica.
Baixa tensão é toda tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
O projeto de instalações elétricas pode ser dividido em categorias:
a) Residencial (único e coletivo);
b) Comercial;
c) Industrial;
Um projeto de instalações elétricas visa atender a duas situações bem distintas: maneira de fornecer energia elétrica da rede de distribuição até os pontos de utilização.
Situação
1
Situação
2
Energia
elétrica na
rede de distribuição
Projeto
Energia
elétrica no ponto de
utilização
É imprescindível que o projetista saiba onde se situa a sua instalação dentro de um sistema elétrico mais complexo, a partir do gerador, até os pontos de utilização em baixa tensão. O sistema elétrico compreende produção, transmissão e distribuição.
As instalações elétricas de baixa tensão são regulamentadas pela norma NBR-5410, da ABNT, que estabelece de 1000 volts como o limite para a baixa tensão em corrente alternada e de 1500 volts para a corrente contínua. A frequência máxima de aplicação desta norma é de400 Hz. Toda a energia gerada para atender a um sistema elétrico é sob a forma trifásica, alternada, tendo sido fixada a frequência de 60 ciclos/segundo para uso em todo o território brasileiro, por decreto governamental.
O projeto elétrico serve para indicar exatamente onde estão cada ponto de tomada, iluminação, campainha, tv entre outros que podem ser adicionados à residência. Na falta dela, a simples locação das tomadas se torna um pesadelo. Além de ser extremamente perigoso.