Memorial descritivo eletricidade aplicada
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
1- APRESENTAÇÃO
O presente memorial visa descrever o projeto elétrico da Residência de Marco Aurélio Adriano dos Santos. Situada na cidade de Guaratinguetá, Bairro São Manoel, na Rua Projetada n°145.
2- DISPOSIÇÕES BÁSICAS
Todos projetos de instalações elétricas serão executado seguindo o padrão da Norma Brasileira NBR 5410, nela será tratada o dimensionamento de condutores, proteção da instalação, choques elétricos, aterramento, ligação de motores, quadros elétricos de distribuição, tomadas e iluminação, garantindo assim a segurança das instalações.
Todos os condutores deverão ser instalados de maneira que, quando completada a instalação, o sistema esteja livre do curto-circuito.
Todos os condutores correrão embutidos nas paredes, subterrâneos, em intervalos de lajes ou outros espaços preparados para tal fim. A tubulação será obrigatoriamente aterrada.
3- DESCRIÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO
3.1- Iluminação
A carga considerada para equipamentos de uso doméstico é a potência nominal absorvida, indicada em watts, e fornecida pelo fabricante na chapa de características de cada equipamento. Na falta dela, podemos calcular a carga a partir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência.
Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais devem ser previstos um ponto de energia no teto, com potência mínima de 100 VA, acionado por um interruptor instalado na parede. Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m², deve ser previsto pelo menos uma carga de 100 VA. Para áreas superiores a 6 m², devem ser previstos um ponto de carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescidos de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros. É possível se prever pontos em paredes, desde que de pequena proporção ou onde a alocação no teto é dificultada.
Memorial de cálculo: Supondo-se uma área de 15 m², teremos o cálculo como:
15 m² = 6m² + 4m² + 4m² + 1m²
Pontos= 1+ 1+1+0
Total Pontos = 1 de 100VA e 2