Memorial do instrumental técnico-operativo
PBF (PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: GARANTIA DE DIREITOS
Autor: Elba Santos Carneiro
Profª. Orientadora: Leyva Naiara Souza Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES2281) – Estágio III
19/07/2013
1 INTRODUÇÃO
Este memorial tem como principal objetivo fazer uma descrição dos instrumentos técnico-operativos do Serviço Social utilizados durante o período de estágio supervisionado I e II, realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social de Capela do Alto Alegre-Ba. A descrição se dará através do Relato e Análise de todos os instrumentais técnicos- operativos Utilizados no Campo de Estágio, com a definição das metodologias de ação e intervenção a seres desenvolvidos em cada caso.
A utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, ele precisa de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Os instrumentais técnico-operativos são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994 p. 137).
Durante a realização dos estágios foi constatado que o profissional em serviço social realizou suas atividades com o auxílio de diversos instrumentos que facilitaram no desenvolvimento das suas ações, tais como: observação, reunião, encaminhamento, relatório, visita domiciliar e entrevista.
Estas ações profissionais são baseadas em habilidades, conhecimentos e competências, que auxiliam o profissional na realização de um trabalho qualificado e necessário para a população e instituições, que utilizam a sua competência técnica- operativa para intervir na realidade