Memorial discritivo
MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DO INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO UTILIZADO NO CAMPO DE ESTÁGIO
Janaina Bastos de Carvalho Santos
Mônica Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social – Estágio
08/11/2011
1 INTRODUÇÃO
Este Memorial tem como objetivo a análise dos instrumentais técnicos operativos do Serviço Social utilizado no campo de estagio.
A utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Os instrumentais técnico-operativos são como um *conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994 p. 137).
O uso dos instrumentais técnico-operativos pode ser visto como uma estratégia para a realização de uma ação na prática profissional, como nos revela MARTINELLI (2000), onde o instrumental e a técnica estão relacionados em uma unidade dialética, refletindo o uso criativo do instrumental com o uso da habilidade técnica. O instrumental abrange não só o campo das técnicas como também dos conhecimentos e habilidades (p. 138).
2 RELATO E ANÁLISE DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICOS OPERATIVOS UTILIZADOS NO CAMPO DE ESTÁGIO
Ações profissionais se construíram de forma encadeada e em processo.A escolha das abordagens vinculou-se, principalmente, aos objetivos propostos para a ação. Utilizamos alguns dos instrumentos viabilizadores da realização das abordagens, como: a entrevista, as reuniões, os encaminhamentos, ou ainda, combinações desses instrumentos, como a visita domiciliar e a entrevista familiar.
A Observação
Conceito: A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou