INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL
INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL
(ESTÁGIO III)
Eliane Klock Chiarelli
Profª. Orientadora: Patrícia Sardá
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação (SES 0049) – Estágio
09.07.2013
1 INTRODUÇÃO
Inicialmente, para apresentar os Instrumentos Técnico-Operativos utilizados pelo Assistente Social, com base nas ideias de Sarita Amaro (2013), Maria Luiza de Souza (2013) e Andréia Zanluca e Juliana Maria Lazzarini (2010), assim pode-se descrevê-los:
Folha de Produção Diária: através deste instrumento, o Assistente Social faz as anotações das demandas diárias, em uma folha que especifica a data e a ocorrência dos atendimentos, onde possibilita ao Assistente Social controlar melhor seu trabalho.
Conversas Informais: com este instrumento, o Assistente Social poderá criar uma ambiente, onde o usuário se sente mais a vontade, e assim, possa falar sobre a realidade em que vive e convive. Pois, na conversa informal a família se sente bem e mantém uma conversa mais aberta e franca sobre os fatos, o que proporciona ao profissional do Serviço Social tomar conhecimentos sobre as reais necessidades de seus usuários.
Reunião: este instrumento possui característica coletiva e tem como objetivo principal, possibilitar ao Assistente Social a tomada de decisão sobre determinado assunto ou temática que envolva todos os participantes.
Observação: este Instrumental Técnico-Operativo é um processo mental, concomitantemente, técnico. Deste modo, as ações do profissional visam perceber e tomar conhecimentos sobre fatos que o auxiliem a compreender a realidade focada pelo seu trabalho, com o objetivo de encontrar a direção necessária que vise as metas a serem alcançadas.
Entrevista: é uma ferramenta onde o Assistente Social, no papel de entrevistador, a priori, precisa conquistar a confiança do entrevistado, para que, a posteriori,