Psicologia da Educação
Professora: Ana Claudia
Aluna: Sirlane Silva
Fichamento: Psicologia da Educação
Coutinho, M.Tereza da Cunha, Moreira, Marcia. Capitulo4: Desenvolvimento sócio afetivo e psicossexual da criança e do adolescente. In: Psicologia da Educação: um estudo dos processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltados para a educação. Belo Horizonte: editora Lê, 1999, p 167-194
De acordo com os estudos Freud desenvolveu uma pesquisa estudada sobre a psicanálise do inconsciente e a psique humana.
Com racionalidade e a irracionalidade, assim como o inconsciente e o consciente formam a base do ser humano. São estudados 3 níveis, consciente, inconsciente e subconsciente.
Consciente: recebem estímulos do exterior e interior, ele é o receptor de informação.
Inconsciente: são conteúdos reprimidos e guardados, ex: o individuo a um momento esquece, mas o fato esta alojado no inconsciente.
Pré-consciente: é um pequeno arquivo, onde é selecionado o que vai para o cociente ou não.
Dentro desses 3 sistemas, existe 3 conceitos, o ID, EGO e o SUPEREGO.
ID: estão ligados ao inconsciente coletivo e individual, consciente é pré-consciente, é onde se localiza as pulsões, onde se origina o prazer, ele é a satisfação imediata.
EGO: estabelece equilíbrio entre ID e o SUPEREGO, pacificam ambos pela percepção, memória, sentimentos e pensamentos. Ele é o mediador, princípio da realidade.
SUPEREGO: ele é de função controladora do EGO, se origina com as proibições sociais, leis externas que modificam a conduta e faz com que o SUPEREGO fique ativo.
O ego é um mecanismo de defesa, identificação, recalque ou negação, formação, regressão, proteção, sublimação, racionalização.
Os conflitos provocam rações emocionais internas, num sentimento de ameaças imaginaria ou real.
A repressão ela ocorre inconscientemente, causando angustia, ou se tornar suportável aos acontecimentos traumáticos.
Regressão é o mecanismo pela qual o individuo apresenta forma de