memorial do convento
Português - Mód. XII – Textos narrativos/Descritivos II Data: ______/_______/______
Com base nos conteúdos do módulo, resolve as questões que se apresentam:
1. Resume a acção do Memorial do Convento.
O memorial do Convento é uma obra escrita por José Saramago. Esta obra é composta por duas histórias que se cruzam e que falam de Portugal no Sec. XVII, do reinado de D.João V, da construção do Convento de Mafra e da inquisição e auto de fé.
D. João V que está no reinado no Sec. XVII era um homem casado a cerca de dois anos, tinha um grande desejo de ter um herdeiro e resolveu então fazer a construção do Convento de Mafra para oferecer a deus e que este mesmo lhe concretizasse o seu desejo de ser pai. Sendo esta uma grande construção para a época, nesta obra José Saramago critica a opressão que os Nobre e o clero exerciam sobre o povo, pois esta construção gerou muitos sacrifícios e mortes. Cruzando então esta história com uma história de amor entre duas personagens Blimunda e Baltazar, pertenciam ao povo, eram duas pessoas pobres. Blimunda é uma jovem que tem o poder de ver o interior das pessoas quando esta em jejum e Baltazar um homem humilde com alguns sonhos, ambos tinham um amigo em comum que era o padre Lourenço que foi quem desenhou a passarola por ter um desejo enorme de voar, era perseguido pela inquisição. Padre Lourenço e o Baltazar juntam-se para iniciar a construção da passarola, entretanto o padre tem que partir para Holanda e o casal resolve ir viver para Mafra, terra de Baltasar.
Baltasar consegue realizar o sonho do padre e construir a passarola e voar foi aqui que ele e Blimunda se separaram porque Baltasar partiu sem dar noticia, Blimunda procurou por Baltazar durante 9 anos ate que o encontra num auto-de-fé, Baltazar foi condenado a fogueira. Blimunda não se despede de Baltazar mas fica a saber como ele era por dentro, ate então nunca