Memorial do convento
Disciplina: Português
Trabalho elaborado por:
Trabalho elaborado por:
Professora: Ivone
Introdução
O trabalho foi me proposto pela professora Ivone de Almeida Sousa, na disciplina de português. Vou falar mais concretamente sobre a vida e obra de José Saramago, a sua escrita, contextualização da sua obra memorial do convento, sintese da obra, extrutura interna e externa, a acção principal e secundária, o espaço e tempo, as personagens e a sua caracterização, narrador, a simbologia e por fim a Intenção critica presente na obra de Saramago.
O Memorial do Convento é um dos romances de José Saramago, o único Nobel da literatura em língua portuguesa começando pela construção do convento.
Vida e Obra do autor
Biografia:
José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de Novembro de 1922, em Azinhaga, província do Ribatejo, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses.
Faz estudos secundários, contudo, por razões económicas, não pode prosseguir estudos.
Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos.
Com uma formação praticamente de autodidacta, exerce diversas profissões antes de se dedicar ao jornalismo e, depois, inteiramente à literatura a partir de 1976. Assim, passa por serralheiro, desenhador, editor e tradutor. Colabora como crítico literário na revista Seara Nova, como comentador político no jornal Diário de Lisboa em 1972/73.Entre Abril e Novembro de 1975 foi director adjunto do Diário de Notícias. A partir do ano seguinte, dedica-se exclusivamente ao trabalho literário.
Em 9 de Outubro de 1998, a academia Sueca comunicou a atribuição do prémio Nobel da Literatura. Também ganhou o prémio Camões, o mais importante prémio literário da Língua Portuguesa.
Faleceu em Lanzarote no dia 18 de Junho de 2010.
Obra: Memorial do Convento é um romance de José Saramago publicado em 1982 e reeditado em 2002.
Contextualização da obra
Memorial do Convento evoca o período da história