Libras
Introdução
Vivencia-se um período de transformação, onde “assegura-se a todos” igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação. Essa maneira de atender a educação inclusiva exige uma profunda revisão das práticas educacionais e mudanças na forma como os recursos são distribuídos e disponibilizados para estes fins. É nesse contexto traz algumas reflexões acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular. Tem que se admitir que as instituições têm seus fins próprios e nem sempre um novo propósito, como é o caso da inclusão se encaixa no foco de seus interesses imediatos. Contudo, a orientação inclusiva contribui para melhorar a escola para todos.
Desenvolvimento
Vivenciamos atualmente mudanças políticas, econômicas e socioculturais que refletem no âmbito educacional. E dentro deste contexto as abordagens e propostas educacionais para os alunos Surdos vêm se modificando, ao longo do tempo, e até hoje são alvos de intensos debates. A inclusão de alunos Surdos nas escolas regulares da rede pública de educação ainda é um grande desafio e deve ser vista como um novo paradigma. As marcas de domínio de uma língua sobre a outra devem ser eliminadas, a partir do momento em que todos os envolvidos nesse processo tenham consciência do respeito às diferenças, principalmente as linguísticas, buscando através de um trabalho conjunto entre profissionais Surdos e ouvintes, uma prática com novas atitudes e novas concepções sobre educar e incluir.
Vale ressaltar que a questão abordada não tem caráter julgativo, mas o que se sabe é que o preconceito e a discriminação, infelizmente, ainda existem nos meios escolares por mais que se discuta e que se propague que o ensino é para todos. Tem-se tornado consenso a necessidade de se quebrar barreiras em vários sentidos, visto que, para que este ensino seja de qualidade e acessível a todos, necessita-se de colaboração e compartilhamento