Projeto: Dimmer
Neste primeiro projeto, montaremos um Dimmer. Basicamente, um Dimmer é um dispositivo utilizado para variar a intensidade do brilho de uma luz, através do regulador de um potenciômetro. Nele, utilizaremos o DIAC e o TRIAC, pertencentes à família dos Tiristores. Antes de prosseguirmos com o projeto, é necessário explicar o que são Tiristores e definir quais componentes o são.
1.1 Tiristores
Tiristores genericamente são semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento. Os tipos mais comuns de tiristores são: SCR, DIAC e TRIAC.
1.2 SCR
O SCR (Silicon Controlled Rectifier - Retificador Controlado de Silício) funciona semelhante a um diodo comum, pela possibilidade de conduzir somente em polarização direta. Entretanto, para que o SCR possa conduzir nesta condição, é necessário que o seu Gate seja acionado.
1.3 DIAC
O DIAC (DIode for Alternating Current) é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas após a tensão de disparo ser atingida, e pára de conduzir quando a corrente eléctrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte. A tensão de disparo é por volta dos 30 volts para a maioria destes dispositivos. O DIAC é normalmente usado para disparar TRIACs e SCRs.
1.4 TRIAC
O TRIAC (TRIode for Alternating Current) é equivalente a dois SCR ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo gate ligados juntos. Este tipo de ligação resulta em uma chave eletrônica bidirecional que pode conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos.
2 Projeto
2.1 Objetivo
O objetivo deste projeto é montar um circuito simples, que coloque em prática os princípios básicos do que aprendemos sobre tiristores, além de ser uma oportunidade de nos familiarizarmos com a montagem de circuitos em PCI. O circuito de um Dimmer atende esse requisito pela sua simplicidade.
2.2 Funcionamento
Neste projeto, o circuito utilizará um TRIAC TIC 206 em série com a lâmpada, atuando