Memorial 01
Homem, Pensamento e Cultura: Abordagens Atropolgicas e Folosofcas
Memorial
Este módulo me fez ver que somos profissionais da educação, e que temos nossos valores. Mas também temos leis a serem cumpridas.
Sabemos que podemos trabalhar com o direito de ir e vir, e que ser autônomo e compartilhar para uma vida coletiva em que todos possam se sentir bem.
Aprendemos também que as pessoas podem pensar a mesma coisa ou pensar diferente, sobre si mesma e sobre a sociedade.
Nesta unidade compreendi que o devenir é o mesmo que devir: é a transformação, a mudança, é o tornar-se diferente do que já foi ou que se é. A humanidade muda constantemente de acordo como são criadas e inventadas novas condições de existência e de vida. Compreendi ainda que cultura é as transformações realizadas por homens e mulheres. Que ao adquiri-la ou produzi-la fazem, chamam e sentem-se humanos.
A unidade também falou do etnocentrismo e da diversidade cultural. A partir disso pude compreender que existem várias culturas, embora às vezes parecidas, são diferentes umas das outras. A escola é o espaço da diversidade reunindo homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários, todos com o papel de valorizar e respeitar a cultura com e pelas quais diferentes pessoas e grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos.
As culturas se transformam de acordo com as inovações que se produzem no devir cultural. Para que aconteçam essas transformações as pessoas devem ter participação nas práticas sociais. A escola mesmo sendo uma instituição de ensino, é também um espaço onde homens e mulheres podem construir, desconstruir e reconstruir a cultura.
Pude compreender a importância da linguagem, para o devir humano e para homens e mulheres se relacionarem, possibilitando contato uns com os outros, na educação geral e na educação escolar. Com a linguagem podemos dar significado às coisas e aos acontecimentos, expressar sentimentos, pensamentos e emoções.