Aula de Fisiologia
Vamos começar falando de glândulas, de hormônios, as funções e depois a gente vai para o eixo HHA. E na próxima semana a gente vai mergulhar especificamente no ACTH e no cortisol.
Então, aqui está o sistema endócrino com o objetivo de nessa primeira parte só dar um overview das glândulas, dos hormônios, das funções e da questão do feedback, importante no sistema endócrino, de forma introdutória.
Então, a gente vai falar das funções principais, daquelas que a gente espera e como se dá o controle. O sistema nervoso e o sistema endócrino são os principais responsáveis pela homeostasia corporal, então qualquer desequilíbrio que se tem, proveniente do meio externo ou do meio interno (como mudança de pH, de osmolaridade), tudo isso pode ser primariamente recepcionado pelo sistema nervoso de uma forma mais veloz, mas também pode ser recepcionado e ter uma resposta através do sistema endócrino.
O sistema nervoso e o sistema endócrino são responsáveis pela homeostasia. Em qualquer tipo de desequilíbrio, esses sistemas podem entrar em ação para trazer você de volta para o estado de equilíbrio. Suas células do tecido não podem trabalhar em pH diferente, em temperatura diferente ou em concentração diferente. No sistema endócrino, substâncias que são liberadas pelas células podem ter efeito:
1. Autócrino – A célula secreta alguma coisa que ela mesma tem a capacidade de recepcionar.
2. Parácrino – Quando uma célula secreta alguma coisa e as células vizinhas do próprio tecido são capazes de detectar, por apresentarem receptores específicos.
3. Endócrino - as células endócrinas, através de estímulos liberam substâncias para a circulação sistêmica e células e tecidos distantes vão captar aquelas substâncias, respondendo de acordo com o tipo de receptor presente. Então se você tem uma descarga de adrenalina, quem tiver um receptor alfa e um receptor Beta as células vão responder de maneiras diferentes, tudo isso para que