Aula fisiologia
Também chamado de somatropina
Origem proteica, hidrofílica (utiliza o receptor tirosina quinase)
40 - 50% da produção hipofisária anterior
Orgãos alvo: praticamente todos os tecidos (fígado, músculo liso e esqueletico, tecido adiposo)
Orquestra o crescimento ósseo, mas não é o unico que promove o crecimento. Atua com: insulina, testosterona, estradiol, cortisol, hormônios tireoideanos, prolactina e glucocorticoides.
40% do GH circulante estão ligados a proteinas transportadoras (GHBP), o que aumenta o seu tempo de ½ vida, por diminuir sua depuração no rim
Na puberdade, ocorre um aumento da secreção de GH mas não de GHBP, ocorrendo assim um aumento de GH livre induzindo a produção de IGF (fator de crescimento do tipo insulina 1), sendo o fígado seu principal gerador.
Na fase tardia da puberdade, ocorre um aumento da intensidade de produção de GH, mas não da frequencia de pulsos (o principal mediador da intensidade e frequencia de secreção de GH é o estradiol, tanto para mulheres quanto para homens. O bloqueio de conversão em estradiol em meninos, diminui a secreção de GH)
Produção regulada pelo sono (ciclo escuro) e também é estimulado a partir da grelina (SECRETAGOGO, aumenta a sua produção durante o jejum, tem efeito orexígeno - estimula o apetite independente do GHRH e do GH)
Estimulação do crescimento ósseo acontece da diáfise para as epífises, onde os osteoblastos depositam “osso novo” sobre o velho e os osteoclastos removem o velho
Efeitos no organismo: anabolizante (aumenta a produção de proteinas), hiperglicemiante (provoca a resistencia de insulina, em altas doses, diminuindo a sua captação), lipolítico (provoca a quebra de gorduras(, considerado o “hôrmonio da juventude” (aumenta a massa muscular, lipolítico e aumenta a sintese de colágeno na pele).
Controle da Secreção:
Estimulação: GHRH, hipoglicemia, baixa quantidade de ácidos graxos, jejum, exercícios, sono, agonistas da dopamina
Inibição: Somatostatina,